Assistencia Técnica: Esquentadores, Caldeiras e Aquecimento Central

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: ESQUENTADORES - CALDEIRAS E AQUECIMENTO CENTRAL .

28/07/11

Sistemas de ignição nos esquentadores a gás



O tipo de ignição de um esquentador a gás constitui um factor de selecção do modelo a adquirir, dado que interfere directamente no consumo de gás e no nível de conforto e comodidade para o utilizador.
A Vulcano/Junkers dispõem, na sua gama actual, de vários modelos com várias soluções técnicas ao nível do sistema de ignição:
  • Ignição por piezo-eléctrico
  • Ignição electrónica por bateria 
  • Ignição electrónica por alimentação eléctrica
  • Ignição por hidro gerador
Ignição por piezoeléctrico
Constitui o sistema mais simples de ignição da chama piloto de um esquentador.
Trata-se de um sistema de ignição manual, actuado por um botão de pressão e, como tal, exige a intervenção directa do utilizador.
Um aparelho com ignição por piezo-eléctrico, é imperativamente um aparelho com chama piloto permanente.

Ignição electrónica por bateriaNeste caso, a ignição do aparelho é apoiada por uma ou duas baterias. Torna-se importante neste ponto distinguir duas situações distintas:
  • Existe um modelo de ignição por bateria, mas que exige a intervenção directa do utilizador.
    Trata-se do modelo WE, no qual a chama piloto é permanente, e acendida por intermédio de um botão de pressão.
  • Existem dois modelos, nos quais a ignição é completamente automatizada, e desencadeada pela abertura de uma torneira de água quente.
    Trata-se dos modelos WB e WRB, não quais não é exigida a intervenção directa do utilizador e não têm chama piloto permanente.
Ignição electrónica por alimentação eléctrica
Trata-se da solução de ignição adoptada nos modelos estanque e ventilado.
Dado que a sua instalação obriga à ligação eléctrica, a placa electrónica do aparelho incorpora um transformador destinado a desencadear o ciclo de faíscas de acendimento.
Trata-se de uma solução que dispensa a intervenção directa do utilizador e não tem chama piloto permanente

Ignição por hidro geradorA ignição por hidro gerador constitui a forma mais moderna de ignição electrónica de um esquentador.
O sistema é composto por uma pequena turbina e por um dínamo, intercalados no circuito hidráulico do aparelho. Ao abrir uma torneira de água quente, a passagem da água no interior do hidrogerador origina o movimento de rotação do dínamo e a consequente geração da energia eléctrica necessária para alimentar os sistemas de ignição e de controlo de funcionamento do aparelho.
A semelhança de outros modelos, trata-se de um sistema de ignição que não necessita da intervenção directa do utilizador e não tem chama piloto permanente.
Quem disse que a água não acende o fogo?
Durante anos, os esquentadores de ignição electrónica foram os aparelhos  preferidos pelos consumidores e profissionais do sector. A sua facilidade de instalação, ao não necessitar de alimentação eléctrica, e o elevado nível de segurança, contribuíram para a sua preferencia.
No ano 2000, a Bosch Termotécnica apresentou um a novidade mundial, o esquentador Hydropower, que utiliza a força da água para acender o queimador!

Sem comentários:

Enviar um comentário