Assistencia Técnica: Esquentadores, Caldeiras e Aquecimento Central

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: ESQUENTADORES - CALDEIRAS E AQUECIMENTO CENTRAL .

19/07/11

POUPAR ENERGIA



É possível poupar energia no aquecimento das águas com um sistema adequado às suas necessidades.

O aquecimento instantâneo da água poupa energia
Alguma vez pensou sobre a utilização de aparelhos de aquecimento de água instantâneos? Ao contrário das soluções por acumulação de águas, neste caso não se procede ao aquecimento de uma reserva de água, iniciando-se o aquecimento apenas quando é necessário. Desta forma poupa-se a energia necessária para preparar e manter a água disponível, apenas e só quando for necessária.

Porquê gastar gás para manter um depósito de água quente, se não está ninguém em casa!
A utilização de um sistema de regulação moderno permite ajustar as horas em que a água deverá ser aquecida. Se não estiver em casa ou se estiver a dormir, a produção de água quente também diminuirá… ‘hibernando’.

Quem prescindir da ligação de um sistema de retorno de águas quentes,  poupará…
Para um elevado conforto na obtenção de água quente, podem ser utilizados sistemas de recirculação, nos sistemas de acumulação. Desta forma, a água quente circula entre os pontos de consumo e o depósito, estando constantemente disponível mal seja aberto umponto de consumo, p.ex. uma torneira do lavatório. Abdicar de um sistema de retorno poupará energia eléctrica, porque deixa de haver circulação da água quente, accionada através de uma bomba. Além disso, reduzem-se os custos energéticos, pois mesmo que a tubagem de água quente esteja bem isolada, verificam-se sempre alguns gastos de energia devido ao arrefecimento da água quente nos tubos.

Aparelhos mistos da Junkers poupam no modo  ECO
A tecnologia Junkers permite combinar aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias num só aparelho, utilizando a microacumulação. Neste caso, é possível pré-seleccionar o conforto da água quente: na posição ECO, a produção de água quente só tem início quando a caldeira é informada que é necessário utilizar o serviço de água quente, que se traduz na abertura da torneira.
Desta forma, para além de não se verificam perdas de energia desnecessárias, reduz-se ao mínimo a saída de água fria, nos momentos que se seguem à abertura da torneira: menos desperdício!

Esquentadores Junkers sem chama piloto
A chama piloto de um esquentador pode consumir 13 gr. de gás por hora. A utilização de esquentadores sem chama piloto permanente, poderá significar uma poupança de até 112kg/ano, ou seja, 9,1 botijas domésticas. Em gás natural, essa poupança pode atingir 83 m3/ano.

A energia da água acende os esquentadores Junkers
O funcionamento de um esquentador implica sempre o acendimento do queimador, que é precedido pela ignição da chama piloto.
Até os esquentadores com ignição electrónica necessitam de energia para a alimentação do seu sistema de ignição bem como para a segurança da chama: o denominado sistema de ionização. Vulgarmente, esta energia é obtida através de pilhas eléctricas.

Os esquentadores Junkers são capazes de extrair a energia necessária através da própria água. O sistema designado por “Hidrogerador”, consiste no aproveitamento da energia produzida pela passagem da água por uma turbina, transformando-a em energia eléctrica, suficiente para a ignição do queimador no seu esquentador.
Deste modo, para além da economia e autonomização do aparelho conseguidas, geramos um contributo significativo para a preservação dos recursos ambientais.

Água quente à temperatura de consumo
Faz sentido aquecer demasiado a água e depois misturá-la até obter a temperatura ideal? Não! Poupar é um dever.
Os aparelhos Junkers permitem ajustar a temperatura da água quente de modo a gastar somente a água e o gás estritamente necessários.  A modulação da chama consiste precisamente na adequação automática do débito de gás às necessidades momentâneas do utilizador, ou seja, é o utilizador quem define a temperatura de saída da água. Conforto escolhido por si!

Sem comentários:

Enviar um comentário