Assistencia Técnica: Esquentadores, Caldeiras e Aquecimento Central

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: ESQUENTADORES - CALDEIRAS E AQUECIMENTO CENTRAL .

20/01/11

DIAGNOSTICO DE ANOMALIAS - ESQUENTADOR WRD... KME...





No display dos ESQUENTADORES WRD... (esquentadores com display digital) podem aparecer dois dígitos, uma letra e um número, que indicam que existe uma anomalia.






Códigos que podem aparecerem no display:

E9 Corte de limitador de temperatura (>104ºC).
Circuito aberto no cabo ao limitador de temperatura.

EA Tempo de ignição excedido (10 Seg.), por falta de ligação de
gás ao queimador ou eléctrodo que não detecta chama.

F7 Indicação de presença de chama após o fecho da válvula,
após terminar pedido de a.q.s.. Falha da placa.

A7 Sensor NTC de temperatura em curto-circuito ou circuito
Verificar cablagem.

F0 Detecção de consumo de água no momento que o
interruptor principal comuta para a posição de ligado.

E1 Sobre temperatura detectada no sensor NTC de a.q.s..
Temperatura detectada> 85ºC

E0 Erro interno da placa electrónica.

A4 Sonda anti-retorno de gases (AGÜ) aberta.
Comprovar a evacuação de gases.




217 comentários:

  1. Obrigado pela explicação. Tópico extremamente útil.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/2/13 00:25

    como e que se resolve a avaria A4?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O código A4 e consequente bloqueio do esquentador deve-se a uma deficiente exaustão dos produtos da combustão. Assim deve verificar-se se há alguma obstrução ou sujidade nas condutas de exaustão ou nos componentes do esquentador directamente relacionados com a exaustão dos produtos da combustão.

      Eliminar
    2. Relativamente ao erro A4, da minha experiência, como vivo numa zona extremamente ventosa, por vezes o vento «força» os gases a retornarem pela conduta, mesmo apesar do esquentador ser ventilado (tenho o modelo Click! Ventilado) o que faz disparar o código A4. Normalmente resolve-se esperando um bocadinho até que o vento passe, desligando o esquentador da tomada e voltando a ligar. De notar que isto só acontece em dias em que o vento tem rajadas frequentes superiores a 50km/h; mesmo com uma «brisa» constante não há qualquer problema e a ventilação forçada funciona perfeitamente.

      O erro F0 ocorre quando se desligou o esquentador da corrente e voltou-se a ligar com a água a correr; o que se faz é fechar as torneiras e ligar o esquentador de novo, o erro desaparece logo.

      Eliminar
    3. Há menos de 2 anos o meu esquentador deixou de aquecer água com este problema. Chamei um técnico pelo contacto Junkers e eles levaram-me cerca de 90eur (deslocação mais substituição de sensor). Agora está com o mesmo problema. Eu pergunto se a Junkers criou uma forma de os clientes pagarem uma avença anual de 45eur ou o produto é mesmo muito fraco e a Junkers já não é o que era... É que se for para pagar avença anual ad eternum eu vou a uma dessas grandes superficies e compro um esquentador novo de marca ran hosa (pelos vistos equivalente ao Junkers) por pouco mais do dobro da reparação da Junkers e acaba-se já a mama! Haja paciência!

      Eliminar
    4. Eu comprei o vulcano sensor Connecticut e não tenho nada a declarar. Mais econômico.abraço

      Eliminar
    5. Tenho um esquentador vulcano desde agosto, de á 3 dias para cá é impossível de usar aparece um erro que não vem no livro So (5o). Já procurei no livro na net e não encontro nada sobre este erro. Já não sei que faça. Alguém consegue ajudar-me??

      Eliminar
    6. Alguem me pode ajudar no ecrã do esquentador aparece me o erro "EA" e não liga

      Eliminar
    7. Alguem me pode ajudar no ecrã do esquentador aparece me o erro "EA" e não liga

      Eliminar
  3. Anónimo8/2/13 09:31

    Alguém conhece a avaria EC num sensorplus WTD de 11 litros? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Código de erro EC desconhecido, assim sendo parece-nos que a unidade de comando já teve melhores dias.

      Eliminar
    2. A junkers foi a pior compra de todos os tempos!!! Mais valia ter arranjado o velho esquentador com 30 anos!!!

      Eliminar
  4. Tenho um esquentador destes que está sempre a dar erro F7.

    Alguém sabe a solução? É fácil? Ou tenho de chamar um técnico?

    Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O código de erro F7 atenta-nos para uma falsa inflamação, o que significa que muito provavelmente há uma anomalia na unidade de ignição e realmente deve ser verificada por um técnico com formação adequada.

      Eliminar
    2. Ana Rita Pires16/5/13 20:47

      Boa Noite!
      Excelente tópico!
      Quando no erro F7 se fala de falha na placa..o que é a a placa, é placa electrónica permite controlar a produção de energia eléctrica no sistema de ignição?

      Eliminar
    3. Boa noite, tenho um esquentador JUNKERS, modelo WRD14 – 2 KME, e frequentemente aparecia um erro F7, que significa “Sinal de ionização incorrecto”. Segundo a JUNKERS dá indicações para contactar um técnico autorizado. Seguia as instruções, o técnico veio mas não resolveu o problema alegando que teria que mudar a Caixa de Comando, cujo valor ronda os 160 Euros.
      Estudei o assunto e, apesar de não ser técnico, notei que a Sonda de Ionização (haste em ferro, que faz um ângulo de 90º com a chama e está acoplada na Vela de Ignição, que é um conjunto em porcelana branca) estava encostada à parte inferior das chamas do queimador. Assim, resolvi inclinar o ferro da Sonda de Ionização para cima (zona mais quente da chama) e o problema ficou resolvido.

      Eliminar
  5. Como resolver um A7? Exelente topico, muito obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jÁ RESOLVEU O ERRO F7, É QUE O MEU ESQUENTADOR DÁ O MESMO ERRO. AJUDE-ME POR FAVOR. MUITO OBRIGADA

      Eliminar
    2. Boas tenho o erro A7 alguém sabe como consertar?

      Eliminar
  6. Como resolver o erro EA?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/14 18:07

      o meu esquentador tambem dá esse erro. Necessito abrir a torneira e fechar mais ou menos 3 vezes para que acenda. Hoje resolvi meter mãos á obra.
      Não sou técnico especializado mas reparei que a sonda de detecção de chama fica um pouco afastada da chama piloto. Como a sonda ( um ferrinho a 90º) não dava para rodar vi que a saida de gás para a chama piloto passa por uma mola onde a faisca faz contacto. A mola estava a desviar o gá muito para cima e só a parte azul da chama piloto tocava na sonda. Dei um toque á mola para que ficasse um pouco mais apontada para baixo e já acende á primeira.
      O problema está na sonda de temperatura demorar a aquecer até que dê condições para a válvula de gás abrir.

      Eliminar
    2. A resposta está correcta, A mola está demasiado afastada.
      Em muitos casos para resolver erro EA basta remover a tampa do esquentador (retirar dois parafusos em baixo, remover os botões de chama e caudal puxando-os e levantar a tampa para desencaixar no topo).

      No centro do esquentador há uma chapa metálica presa por dois parafusos, retirando ambos libertam para além dessa chapa uma peca que é onde se encontra a tal mola e o isqueiro. Remover essa peça com cuidado para não danificar os fios e com uma chave de fendas esticar um pouco a mola.

      Eliminar
    3. Estiquei um pouco a mola. Está literalmente por cima do isqueiro. Vê-se a faísca e algumas vezes surge a chama piloto. Estava a ficar melhor mas agora, muitas vezes surge logo o erro EA e não surge qualquer tipo de chama. Será que a pressão do gás está baixa ou será um problema eletrónico?

      Eliminar
    4. O esquentador devera ter um botao "reset", prima durante uns segundos e o erro deverá desaparecer, funcionou comigo.

      Eliminar
    5. Impecável resolução. Resultou na perfeição.

      Eliminar
    6. Onde eu o botão reset

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Onde fica o botao resert ?

      Eliminar
    9. agora mesmo arranjei o meu, estiquei um pouco a mola, obrigado a todos.... abraço

      Eliminar
    10. Anónimo4/4/18 16:15

      O meu é um vulcano sensor ventilado, a primeira vez que abro a água aparece sempre o erro Ea, faço reset e já não aparece isto todos os dias... O que será?

      Eliminar
    11. Eu comprei em 2015 o supra sumo dos esquentadores Vulcano (SensorCompacto), e desde entao comecou o meu pesadelo com os erros EA... é raro o dia que nao aconteça e é necessario fazer reset ao esquentador. A Vulcano já fez 9 assistencias tecnicas com substituição de peças e substituiu o esquentador por inteiro 2 vezes. Agora a semana passada deixou de funcionar de vez...aguardo ainda que o substituam!! O meu conselho? nao comprem nada disto!!

      Eliminar
    12. A solução de esticar a mola deu certo.
      Quero agradecer a quem deu aqui a solução porque após vários anos a tentar resolver o problema, com troca de peças e de um esquentador inteiro, o problema acabava por aparecer novamente. Incrível como um fabricante tão conceituado e nem os seus técnicos resolviam o problema. Abraço de gratidão a quem deu a solução.

      Eliminar
    13. Boa eu estiquei a mola e plimmm 5 estrelas está resolvido obrigado.

      Eliminar
    14. comprei o meu á umas duas semanas montei na segunda deu logo barraca deu esse erro entretanto tenho um amigo que mexe nestas coisas e andamos de roda dele la ficou bom mas hoje cheguei a casa ficou com o ero de novo ja tirei a tampo os dois parafusos depois ao lado do isqueiro sai uma peça branca com dois ferrinhos quase a tocarem se mas n vejo molinha nenhuma será que estes novos mudaram essa peça eu dei um toque nesses ferrinho quase um milimtro para baixo liguei tudo a ver se aguenta mas n vi mola nenhuma

      Eliminar
    15. Estava a usar um Junkers WRD17-2 KM há quase 2 anos que demorava muito tempo até ligar, e forçava a um consumo de água "pornográfico" até que ligasse e a água chegasse quente à torneira.
      Apliquei a solução de esticar a mola e deformar um pouco para baixo e ficou a funcionar na perfeição.
      MUITO OBRIGADO pela dica, 5 estrelas :)
      António Freitas

      Eliminar
    16. Aperte afundando por 3 segundos o botão de temperatura do esquentador vulcano e becken que ele reseta o sistema

      Eliminar
  7. o meu esquentador aparece um erro F-7, veio um tecnico da vulcano a casa e disse que deveria ser a placa ainda não mudou porque não tinha, será? custa 50€

    alguem já teve um erro destes?

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia,

    No meu esquentador aparece sempre o erro EA, depois de abrir a agua quente umas 2/3 vezes ele lá arranca. Alguêm sabe o motivo desta avaria? qual a peça que está avariada?.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!No meu esquentador aparece o codigo F0 como posso resolver a pb?

    ResponderEliminar
  10. O meu tbm esta com f0 obteve alguma resposta???

    ResponderEliminar
  11. O erro F0 significa que se ligou o esquentador à corrente quando estava a torneira de água quente aberta. Basta fechar a torneira e ligar o esquentador de novo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola. Estou com o mesmo problema e isso comigo nao resultou

      Eliminar
    2. Ola. Estou com o mesmo problema e isso comigo nao resultou

      Eliminar
  12. O meu dá o erro F0 e foi sem torneiras abertas, Já liguei e desliguei da corrente com torneiras todas fechadas e continua com o mesmo erro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu tambem da o erro F0 com torneiras fechadas logo qd o ligo. Ja consegui saber qual foi o problema?

      Eliminar
    2. Erro FO provavelmente do sensor de água aberta no fundo do esquentador.
      Um Microswitch sempre aberto...

      Eliminar
  13. Boas tardes!!
    Eu tenho um esquentador deste modelo e está sempre a sempre a dar-me "ER" será que alguem me poderá ajudar a resolver este problema? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/3/18 12:55

      Boas
      Como resolveu o problema do ER ?
      Obrigado

      Eliminar
  14. meu esquentador da o erro FF o que sera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema e, com a agua aberta, está sempre a ligar e desligar.

      Eliminar
  15. aparece-me o erro EA,como resolver?

    ResponderEliminar
  16. também me dá erro EA..como resolver?sp que ligo a água quente dá esse erro..só após várias tentativas liga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óla oenso que este deve estar relacionado com o retorno de gazes...pois a mim acontecia o mesmo e ligando o exaustor ele liga

      Eliminar
  17. boas no meu Click! Ventilado (WRD KME) apareceu-me as seguintes mensagens: E4 E FF alguem me sabe dizer o que se passa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso sera da placa que nao esta a dar a informaçao correcta

      Eliminar
    2. Boa tarde sr Nuno.
      O meu Click! Ventilado, tb me dá sempre esse erro.
      Já veio cá o técnico e não conseguiu resolver.
      Na fábrica nem conhecem o erro FF.
      Lembra-se como foi resolvido o seu problema ?

      Eliminar
  18. Anónimo6/2/14 23:21

    boa noite,no meu wrd11-2 kme23 aparece o erro F0. tenho as torneiras todas desligadas e já liguei e desliguei várias vezes o esquentador mas continua sempre com este erro e não desaparece. alguma sugestão? muito obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Boas, tenho um esquentador Vulcano clik ventilado pro-plus com dois problemas. Código F0 mesmo com as torneiras fechadas. Depois de utilizar a água quente e fechar a torneira, ele continua ligado aumentando a temperatura. Preciso da vossa ajuda! Urgente. Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Tenho um esquentador destes e anda so a acender com a torneira da agua quente toda aberta antigamente bastava a meio.

    ResponderEliminar
  21. PAULO PEREIRA20/10/14 11:11

    TENHO UM ESQUENTADOR FAGOR E À RELATIVAMENTE POUCO TEMPO MUDEI DE GÁS PROPANO PARA NATURAL E AGORA POR VEZES APARECE O ERRO E9, PODERÁ A TER COM A INTERVENÇÃO DOS TECNICOS QUE MUDARAM OS BICOS PARA O GÁS NATURAL?, É QUE O ESQUENTADOR NUNCA ME TINHA DADO ERRO ALGUM. OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu esquentador também dá o erro E9, o que será e como se resolve? Obrigada

      Eliminar
  22. Tenho um esquentador com cerca de 13 anos e o que esta a acontecer
    não faz faísca, já substitui as pilhas e o microswitch continua sem dar a faísca.
    De vez em quando começa a dar faísca e tudo funciona normal.
    Será a bobine de ignição com avaria???

    ResponderEliminar
  23. O meu JUNKERS WRD17-2KME sempre funcionou bem.
    Ultimamente continua a aquecer a agua mas nao passa dos 40º.
    Ja esta ajustado com a chama maxima e o caudal minimo.
    Tem 4 anos. Algume me pode dar uma dica para resolver isto?

    ResponderEliminar
  24. Alguém conhece a avaria EC num sensorplus WTD? Liga-se e desliga-se constantemente quando se liga a agua quente... esta avaria EC nem sequer consta na lista de avarias!! alguem pode explicar? obrigado

    ResponderEliminar
  25. Tenho o mesmo problema erro EC nem sequer aparece nos erros do manual!!! liga-se e desliga-se...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em relaçao ao erro EC, o tecnico foi a casa e trocou a placa electronica e fikou como novo, mas o incoveniente foi mesmo o preço da placa 158€+deslocação = 200€ com esta brincadeira....

      Eliminar
    2. A solução para este tipo de avarias,passa por substituir a unidade de ignição,atenção que o microinterruptor tambem quando danificado deve ser substituido.Alem da tampa de agua se nunca foi substituida.Resumindo os aparelhos devem ter rtevisões periodicas de 2 em 2 anos.

      Eliminar
  26. Boa Tarde no meu aparece o erro C2 alguem sabe do que se pode tratar? a ventoinha não desliga.
    cumprimentos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, estou com o mesmo problema.Conseguu resolver?

      Eliminar
    2. Pois eu também?! Alguma solução? Ou só chamando o técnico?

      Eliminar
    3. Pois eu também?! Alguma solução? Ou só chamando o técnico?

      Eliminar
    4. Se for um esquentador Vulcano Click Ventilado, o problema poderá ser no Pressostato, eu comprei um, custa entre os 20 a 30 euros e problema resolvido.

      Eliminar
    5. fiquem com o dedo premido no botão

      Eliminar
    6. Anónimo3/3/22 18:38

      Obrigada. O dedo premido no botão, salvou-me.

      Eliminar
  27. Boa noite, tenho o modelo click!! Ventilado e a abrir a torneira ele vai ate aos 40 graus mas começa logo a baixar a temperatura e não aparece nenhum erro. Reparei que no interior a chama esta em movimento como se estivesse a ser soprada. Alguém me pode ajudar? Agradeço qualquer atençao

    ResponderEliminar
  28. Bom dia!
    O meu aparece o erro A7. Que hei-de fazer?

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde,
    Tenho um esquentador Junkers ventilado e começou a ter o erro A4 depois de um técnico o ter limpo. Depois de ele falar reparei que o tubo inferior e o pressostato ficavam cheios de humidade. para não dar o erro tenho de secar o tubo e o pressostato. Como resolvo isso?

    ResponderEliminar
  30. alguem me pode ajudar?o meu da o erro F0 . . . ja tentei de tudo e ele nao liga de maneira nenhuma

    ResponderEliminar
  31. Bom dia
    Tenho um que apresenta o erro (A4) que leva a passar de 56 graus para este erro e deixar de aquecer a água, tenho de desligar da corrente para parar o esquentador e voltar a liga-lo para que volte a funcionar novamente repetindo-se esta situação várias vezes. Alguém me pode ajudar neste caso? Obrigado.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo4/3/15 23:49

    Boa Noite, tenho um esquentador Junkers Minimaxx WRD11-2KME que liga bem á primeira mas se parar e voltar a ligar já não acende novamente indicando o erro EA. Alguma sugestão ?

    ResponderEliminar
  33. Anónimo2/4/15 16:30

    Erro EA: Corrigido. A dica do Anónimo12/1/14 20:59 e do Anónimo 6/1/14 18:07 (apontar a mola para baixo) resolve o problema.

    Obrigado a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/4/15 23:04

      Em relação ao erro EA é puxar a mola um pouco para baixo ou apenas esticar?
      Obrigada

      Eliminar
    2. Bom dia, tenho o mesmo problema com um esquentador igual. Qual dizem para apontar a mola ara baixo, de que mola se trata?
      Obrigado

      Eliminar
  34. tenho um click ventilado a qual durante o uso se apaga e fica a ventoinha em funcionamento ate se desligar da tomada da parede . situaçao ainda mais estranha e no visor nao aperece anomalia nenhuma . ( visor tipo apagado). agradeçia ajuda . obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boas amigo eu tambem tenho o mesmo problema no meu gostava de saber se consegiu resolver o problema ...

      Eliminar
    2. boas amigo eu tambem tenho o mesmo problema no meu gostava de saber se consegiu resolver o problema ...

      Eliminar
  35. tenho um click ventilado, que deixou de funcionar, não aparece nada no visor. o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde tenho um esquentador fagor que não liga não aparece ND no display parece que esta desligado mesmo estando ligado a corrente alguém me pode ajudar pf

    ResponderEliminar
  37. Anónimo9/6/15 20:18

    F7 - Falha da sonda de ionização
    consultem os manuais em: http://www.vulcano.pt/consumidor/documentacao/manuais_de_instalacao/manuaisdeinstalacao

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde, o meu ao fim de 3 anos comecou a dar o erro A4, nada foi alterado nas ligacoes... Sera que precisa de ser limpo? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/3/16 19:19

      Tenho mesmo problema. Conseguiu resolver? Procedeu a limpeza? Obrigado pela resposta.

      Eliminar
  39. Tenho um esquentador vulcano click. Só liga com a temperatura máxima e o caudal mínimo, quando reduzo o caudal/temperatura ele não liga... Alguém me pode ajudar?

    ResponderEliminar
  40. erro e9, alguem sabe como resolver?

    ResponderEliminar
  41. Conclusão tenho um esquentador que é uma bela merda só da problemas junkers nunca mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, tenho um Junkers com 30 anos e esteve 20 anos parado, fiz uma manutenção básica e trabalha muito bem! Hoje fui comprar um Vulcano Click 2, para substituir um outro Vulcano, o primeiro "Inteligente" que tantas dores de cabeça me deu..
      Quanto mais eletrónica é sensores/sondas, mais problemas nos dão..
      O velhinho Junkers parece um relógio Suíço.

      Eliminar
  42. Conclusão tenho um esquentador que é uma bela merda só da problemas junkers nunca mais.

    ResponderEliminar
  43. Boa Tarde, o meu esquentador, sem nada estar ligado (4 da manhã) disparou o sistema de exaustão de gases, apareceu no display FO, o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  44. Boa Tarde, o meu esquentador, sem nada estar ligado (4 da manhã) disparou o sistema de exaustão de gases, apareceu no display FO, o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  45. Boa noite,
    O meu Vulcano esta a dar o erro E9. Por fabor, alguem sabe o que fazer nestes casos?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COMO É QUE RESOLVESTE, ESTOU COM O MESMO PROBLEMA

      Eliminar
    2. COMO É QUE RESOLVESTE, ESTOU COM O MESMO PROBLEMA

      Eliminar
    3. Boa noite, como conseguiu resolver o E9?

      Eliminar
    4. tambem tenho esse problema como resolveste

      Eliminar
  46. bom dia,
    o meu wtd 14, está ligado aos paineis solares, o problema está nos dias em que o sol não é suficiente para aquecer a água, o esquentador arranca a água aquece (normalmente tenho 42º), quando a água dos paineis chega ao esquentador ela apaga-se e a água sai praticamente fria, o que poderá ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Tenho exactamente o meu problema...o meu esquentador é um vulcano click ventilado. Já regulei a temperatura do esquentadores para o máximo e nada...trabalha 15 segundos e desliga-se e eu tomo banho de água quase fria...conseguiu resolver o seu problema? Obrigada!

      Eliminar
    2. Anónimo4/4/18 15:51

      A bomba que regula a temperatura a que vem do painel para o esquentador avariou. Tem que arranjar ou substituir... Normalmente fica na tubagem entre o painel e o esquentador...

      Eliminar
  47. Bom dia ,tenho um esquentador vulcano sensor plus,e da-me o erro EC alguem me pode ajudar em como resolver ?

    ResponderEliminar
  48. Bom dia ,tenho um esquentador vulcano sensor plus,e da-me o erro EC alguem me pode ajudar em como resolver ?

    ResponderEliminar
  49. Bom dia!
    O meu aparece o erro A7. Que hei-de fazer?

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde,

    Tenho um esquentador WRD11-2 KME da Junkers, a deixou de funcionar aparece o erro EO, que segundo diz este site é um erro na placa electrónica, qual a solução? Placa electrónica nova?

    ResponderEliminar
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  52. O meu tinha o erro EA e não funcionava. Abri-o e mexi no módulos de peças onde está a sonda. Apenas retirei e voltei a colocar o módulo completo. Agora funciona mas no ecrã aparece o erro A7. Devo fazer alguma coisa? As ligações dos cabos parecem estar bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem estou com esse problema A7,ja descobriram como resolver?

      Eliminar
  53. boas! tenho um vulcano e esta a dar me o erro FA! sabem me dizer o que sera?

    ResponderEliminar
  54. gostaria que ajuda-de nesta avaria F0 como o procedimentos para resolução da avaria agradeço a sua colaboração

    ResponderEliminar
  55. Alguém sabe solucionar meu problema.
    Meu esquentador esta dando erro c2 já procurei na net mais não consigo resolver o problema se alguém poder me ajudar eu agradeço .
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde. Conseguiu resolver o erro C2? É que o meu começou a dar esse erro. Desde já, agradecido.

      Eliminar
    2. Sempre resolveu o erro..?? Poderia por aqui como resolveu...

      Eliminar
    3. Se for um esquentador Vulcano Click Ventilado, o problema poderá ser no Pressostato, eu comprei um, custa entre os 20 a 30 euros e problema resolvido.

      Eliminar
  56. Como resolvo o erro E1?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  57. Bom dia tenho um Vulcano Ventilado tal como o da imagem ao cimo do tópico...tem aparecido o erro E0 - erro interno da placa...é melhor chamar o tecnico que me vai cobrar instalação e placa nova ou comprar logo um novo? Existe outra solução?

    ResponderEliminar
  58. Boa noite estive a ver a lista de códigos de anomalias e o que está a aparecer no meu não é nenhuma delas....esta a aparecer C2 o que deve ser?o que posso fazer para resolver.... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo9/6/16 20:24

      aparece me o mesmo..ja sabe resolver?

      Eliminar
    2. Se for um esquentador Vulcano Click Ventilado, o problema poderá ser no Pressostato, eu comprei um, custa entre os 20 a 30 euros e problema resolvido.

      Eliminar
  59. Boa noite estive a ver a lista de códigos de anomalias e o que está a aparecer no meu não é nenhuma delas....esta a aparecer C2 o que deve ser?o que posso fazer para resolver.... Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for um esquentador Vulcano Click Ventilado, o problema poderá ser no Pressostato, eu comprei um, custa entre os 20 a 30 euros e problema resolvido.

      Eliminar
  60. boa noite, tenho um vailant e aparece erro F0.
    alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  61. Bom dia

    Eu tenho um Volcano click! e tenho a anómalia F0.

    Sintomas:
    - ao ligar o esquentador À corrente com as torneiras desligadas aparece a anómalia F0.
    -passado algumas horas a anómalia desaparece
    -Ligo o esquentador e este funciona normalmente enquanto tenho a aguá quente ligada.
    -ao desligar a água quente, este continua com a ventoinha (do esquentador) a trabalhar, enquanto o display mostra um decrescimo na temperatura
    -durante o processo de decréscimo da temperatura o display mostra valores de vários erros e desliga-se voltando a ligar-se imediatamente a seguir como se a torneira estivesse aberta (mas as torneiras estão fechadas)
    -Eventualmente quando a temperatura (no display) baixa até aos aprox. 15º, o esquentador desliga e fica sem anómalias nem mensagens de erro.

    Preciso de indicações para resolver este problema.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho exatamente este problema, conseguiu solução? Alguém sabe que componente substituir?

      Eliminar
  62. Anónimo9/6/16 20:27

    aparece me o codigo C2 e nao esta na lista..alguem sabe resolver?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for um esquentador Vulcano Click Ventilado, o problema poderá ser no Pressostato, eu comprei um, custa entre os 20 a 30 euros e problema resolvido.

      Eliminar
  63. Boa noite.
    Comprei um Junkers WRD 11 2KME NAT Ventilado mas não liguei ainda ao gás nem a agua só liguei a corrente eléctrica, reparei que não aparece nada no monitor é normal até ligar o gás e a agua ou devia aparecer algo assim que ligue a corrente?.
    Se poderem me ajudar agradecia.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  64. Boa noite,apareceu no meu vulcano click ventilado o erro A7 e E0
    E nao funciona alguem pode ajudar...

    ResponderEliminar
  65. Boa noite. A minha caldeira é uma vulcano Lifestar. Apareceu erro E9. Será que alguém me pode ajudar?
    Desde já obrigado

    ResponderEliminar
  66. o meu esquentador não aquece a água e quando o ligo aparece F 28 intermitente. como resolver?

    ResponderEliminar
  67. o meu esquentador é um Vaillant

    ResponderEliminar
  68. boa tarde, já alguem conseguiu reparar o erro F0 do vulcano? porque com o abrir e fechar das torneiras n resolveu.

    ResponderEliminar
  69. O meu esquentador Vulcano Click aparece com o código de erro EA sem ligar e criar chama seguido do erro F0..o que fazer? Podem m ajudar? Obrigado.

    ResponderEliminar
  70. O meu esquentador Vulcano Click aparece com o código de erro EA sem ligar e criar chama seguido do erro F0..o que fazer? Podem m ajudar? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pedir ajuda na net para reparar um aparelho a gás é o mesmo que pedir ajuda na net para que o médico faça o diagnóstico duma doença. Haja paciência, haja responsabilidade

      Eliminar
  71. O meu esquentador wrd11-2 deixou de dar o click da ignição o que será. Penso que este modelo não tem pilha. Alguem pode me dizer o que será?

    ResponderEliminar
  72. Bom dia!
    O meu Junkers WRD 11-2KM deixou de funcionar depois de uma descarga electrica devido a trovoada. O botão fica vermelho e aparece avaria E0. Sabem dizer-me o que devemos fazer ou se a reparação é muito dispendiosa?
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  74. Boa noite. Mudei-me para uma habitacão onde tem este esquentador vulcano que da o erro EA já me disseram que tenho de usar o gás propano e nao o butano é verdade?

    ResponderEliminar
  75. Anónimo3/1/17 12:39

    Bom Dia, tenho um Junkers WRD-11, levou na passada semana um sensor de temperatura porque estava a pingar, nesse dia de manhã o equipamento começou a trabalhar sozinho, o técnico levou o esquentador para oficina e veio instala-lo novamente passado uns dias, vinha ok, hoje começou a pingar novamente no mesmo sitio e a trabalhar sozinho também. Que pode estar a causar esta situação?
    Obrigado
    Ricardo

    ResponderEliminar
  76. Anónimo5/1/17 16:16

    Erro A7 num esquentador vulcano alguém sabe como resolver ?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu esquentador apareceu erro A7 não sei se faz mal usá-lo e como resolver o problema daquele erro

      Eliminar
  77. erro e9, alguem sabe como resolver?

    ResponderEliminar
  78. O meu esquentador com todas as torneiras desligadas quando o ligo à corrente aparece FO e as vezes ninguém está a fazer nada e ele começa a trabalhar como se tivessem aberto um torneira
    Ajudem-me que se passa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente tem uma fuga de água no circuito de água quente.
      Experimente fechar a torneira de segurança da água fria do esquentador e veja se ele imediatamente desliga.

      Eliminar
  79. boas,

    tenho um esquentador vulcano click ventilado.
    ele tem um problema estranho em que ligamos, acende sem problemas, mas passados 15 segundos "desliga".
    ou seja, o mostrador parece que vai perdendo "intensidade" e parece "piscar" o display, mostranto uma serie de erros e no fim acabando sempre no erro "A4".

    eu ja estive a investigar e nao creio que seja da valvula de gases, porque se eu desligo a valvula tem exactamente o mesmo problema.
    se ligar os 2 pinos da ficha da valvula diz logo erro A4


    sera problema na placa da fonte de alimentaçao do circuito?

    ResponderEliminar
  80. Anónimo2/4/17 19:02

    Nunca devem comprar esquentadores electrónicos. São caros e não valem nada.

    ResponderEliminar
  81. Anónimo7/5/17 22:59

    Tenho um esquentar vulkano e é novo mas aparece um erro no display C4 não sei do que se trata e o botão do power fica vermelho, alguém sabe o que se trata? Obrigada

    ResponderEliminar
  82. Erro FF, alguém ajuda a malta?

    ResponderEliminar
  83. Bom dia
    O meu WRD 11-2 da o erro "ER" e não liga muitas das vezes que se abre uma torneira, é preciso insistir várias vezez. Não vejo este erro na lista dos erros. Que será?. Obrigado

    ResponderEliminar
  84. O meu esquentador a pareceu o erro A7 como resolver o problema e posso usá-lo mesmo com aquele erro se poderá dar uma dica obrigado

    ResponderEliminar
  85. boa noite gostava de saber onde fica o botao resert

    ResponderEliminar
  86. Boa noite

    Tenho um esquentador vulcano que me está a dar o erro E0 o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  87. O meu Vulcano click tem o botão On/ off a piscar cor vermelha. Serão ao pilhas?


    ResponderEliminar
  88. Bom dia, o meu esquentador simplesmente não liga, nem tao pouco da sinal de anomalia. Esta ligado na corrente. Outra questão estes esquentadores teem pilhas???Obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar
  89. Bom dia.
    Tenho um Vulcano click ventilado e aparece o erro E9.
    Alguem sabe como resover.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamar um técnico. De preferência credenciado.

      Eliminar
  90. Boa noite.
    tenho um Vulcano ventilado e após visualizar alguns comentário aqui resolvi meter as mão a obra e la resolvi o problema ate que estes técnicos não cobrem nada barato, erro EA junto ao piloto da chama junto ao isqueiro estiquei um pouca a mola para fora e fiquei com o problema resolvido, lá fui eu tomar banho.

    ResponderEliminar
  91. Boa noite
    Alguem me sabe dizer onde se localiza o sensor de temperatura do Junkers WRD-11.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro do esquentador claro Daaaa.
      E chamar um técnico para manutenção não seria melhor??

      Agora todos temos a mania de sermos médicos!!!!!

      Eliminar
  92. Rita Mendes24/5/18 10:19

    Resolvi o erro F0 do meu Vulcano Click muito facilmente - troquei as pilhas! Já tinham passado um ano da validade, daí o arranque estar sempre a falhar.
    Basta abrir a tampa da caixa de plástico cinzenta, tirar as pilhas e colocar umas novas. Com 5€ fica o problema resolvido.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu também é Vulcano Click e está com o erro F0, mas não tem nenhumas pilhas, talvez por ser ligado à corrente eléctrica.

      Eliminar
  93. Bom dia.
    Tenho o Vulcano Click ventilado a gaz natural e tenho tido um problema que não acusa erro nenhum.
    Se ficar sem ligar o esquentador por mais de 1 dia o esquentador não acende à primeira. Ligo, faz faísca, liga e desliga momentaneamente e acaba por apagar a chama. Para funcionar tenho de fechar a torneira e voltar a ligar e depois já funciona.
    Já desde que o comprei reparei que demorava muito a ligar, mas agora tem este feitio.
    O que será?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonda ionização (confirmação só no local)

      Eliminar
  94. Bom dia meu aparece A7 aquém sabe o k se faz para desaparecer, bgada

    ResponderEliminar
  95. Bom dia, o meu Vulcano WRB, não dá qualquer erro no painel no entanto a temperatura da água não ultrapassa os 30 graus. Como posso solucionar este problema.

    ResponderEliminar
  96. Boa noite. O meu no fim de fechar a água quente a chama piloto não apaga. Fica fraca e quando deixa de tocar no eletrodo de chama abre a válvula de gás e volta a aceder e tenho a torneira fechada. Isto não é normal. Alguém sabe qual é o problema? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  97. Boa tarde!

    Tenho um Junkers que me dá erro "Fo"
    E não é nada que as definições me dizem!!!

    Se acredita-se em fantasmas diria que tenho um em casa!

    Pois o esquentador assim do nada começa a dar sinal de arranque sem mesmo alguém abrir uma torneira!

    Começa a fazer um arranque normal e até indica temperatura depois fica com o erro "Fo"

    nem sei o que é!!! será a placa!!!????

    Estranho!!!!

    ResponderEliminar
  98. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde o meu aparece uma msg F4 alguém sabe me dizer o motivo

    ResponderEliminar
  100. Boas, alguem sabe como resolver o erro A7? O esquentador trabalha sem problemas alguns, so tem lá esse erro.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  101. Boas, alguem sabe como resolver o erro A7? O esquentador trabalha sem problemas alguns, so tem lá esse erro.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  102. Boas apareceu-me o erro F7 depois de desligar a água o esquentador fica ali com gás a sair e queimar gás... Chamei um técnico e faço-me que a válvula a peça que faz a abertura e fecha deve estar estragada... Alguém sabe o nome da peça? Falou-me em 30€

    Obrigado

    ResponderEliminar
  103. Fo mudar placa eletronica

    ResponderEliminar
  104. O meu esquentador ultimamente tem dado alguns erros e por vezes desliga-se sozinho após algum tempo, hoje reparei que o botão on/off acende uma luz vermelha intermitente. Qual poderá ser a causa? Será grave?
    Grata desde já a quem me conseguir esclarecer

    ResponderEliminar
  105. Tenho um esquentador junkers que dá o erro EA, o esquentador parece que não dispara corretamente. Parece que liga e desliga liga e deliaga. Alguém sabem como resolver? Ou o porquê disto acontecer?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  106. O meu junkers wrd11 ventilado estava constantemente a fazer reacendimentos ,até números do painel ficarem fracos e dar erro A4. Tantas voltas dei , desmontei limpei favos , limpei sonda ionização , revi pressostato liguei e desliguei todas as fichas e ficava sempre no mesmo erro a4 (excesso de poluição co2) isso é natural com acendimentos e apagamentos constantes , faltando a pressão diferencial no pressostato indiretamente da poluição mas isso é um efeito indireto no meu caso. Tanto andei e era um erro fácil de resolver era no microswitch que fica apertado junto á passagem da água e que indica quando a água está aberta , este estava a dar sinais intermitentes , logo apagava e acendia o gás . Cumprimentos

    ResponderEliminar
  107. o meu esquentador está com código de avaria A4. Sei que o problema é na conduta de extração de gases. A conduta está ligada à chaminé da cozinha juntamente com a do exaustor. Será isto correto? Gostava de saber a melhor forma de instalar a conduta de exaustão de gases! Alguém me pode dar uma dica? Agradeço. Obrigado.

    ResponderEliminar
  108. Não comprarei mais Junk ou vulc . Última fatura reparação foram 225€ . Eletronico , sensor temperatura e pressostato . Tinha Vaill foi um erro trocar

    ResponderEliminar
  109. Olá. Alguém me pode ajudar? Fui ver o esquentador de uma amiga e o display não liga. Ela diz que apenas mexeu insistentemente no regulador da água e deixou simplesmente de ligar. Após verificação reparei um mau contacto entre a placa e o controlador. De longe a longe o display apresenta o erro E0. A minha dúvida é qual está com defeito. A placa electrónica ou o controlador (a unidade onde está o botão de ligar e desligar)?? Podem ajudar?

    ResponderEliminar
  110. Boa tarde no meu esquentador ventilado da junkers aparece C2 como posso resolver o problema

    ResponderEliminar
  111. Se estiver a ventilação do prédio ligada, o esquentador click ventilado da vulcano não funciona, dá erro EA. Como solucionar isto?

    ResponderEliminar
  112. Boa tarde erro E0, ha alguma forma de fazer reset.

    ResponderEliminar
  113. Erro EA corrigido com a extensão da mola do queimador piloto

    https://pecas.friparque.pt/produtos/detalhes/VL8708105655/queimador-piloto-compact-vulcanojunkers

    ResponderEliminar
  114. hoje as marcas nao sao que eram constroiem para haver avarias para explorar os clientes. Comprei um Edessa em 12 dias ficou avariado mesmo com ele desligado esta sempre, o isqueiro, a disparar tenho que tirar a pilha para parar. nao Comprem esta porcaria a assistencia leva muito tempo.

    ResponderEliminar
  115. Esquentador vulcano com 1 mes começou logo a dar erro cf ninguém me consegue ajudar... pior compra de sempre

    ResponderEliminar
  116. Preciso comprar um esquentador ventilado que esquente pouco. Os automáticos modernos aquecem de 35 graus em diante. É muito para o que preciso. Necessito um que esquente de 25 graus em diante. Alguém conhece?

    ResponderEliminar
  117. O meu vulcano da me o erro de FO

    ResponderEliminar
  118. Boa tarde,
    O meu esquentador fica piscar luz vermelha
    Alguém sabe qual é avaria?

    ResponderEliminar
  119. Ana Marques27/11/21 00:46

    Boa noite
    O meu esquentador é um Tróia Ventilado 12l e da todos os erros que aqui descrevem e mais algum. Alguém tem um Tróia semelhante e com os mesmos erros para perceber se as vossas resoluções também se adequam a esta marca? Estou completamente desesperada! Obrigada

    ResponderEliminar
  120. Olá boa noite. Eu tenho um vulcano sensor ventilado 2 e aparece um erro que é A6 o que será?

    ResponderEliminar
  121. Boas alguém me sabe dizer o que significa o erro F9? Apareceu no meu esquentador

    ResponderEliminar