Assistencia Técnica: Esquentadores, Caldeiras e Aquecimento Central

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: ESQUENTADORES - CALDEIRAS E AQUECIMENTO CENTRAL .

20/01/11

DIAGNOSTICO DE ANOMALIAS - ESQUENTADOR WRD... KME...





No display dos ESQUENTADORES WRD... (esquentadores com display digital) podem aparecer dois dígitos, uma letra e um número, que indicam que existe uma anomalia.






Códigos que podem aparecerem no display:

E9 Corte de limitador de temperatura (>104ºC).
Circuito aberto no cabo ao limitador de temperatura.

EA Tempo de ignição excedido (10 Seg.), por falta de ligação de
gás ao queimador ou eléctrodo que não detecta chama.

F7 Indicação de presença de chama após o fecho da válvula,
após terminar pedido de a.q.s.. Falha da placa.

A7 Sensor NTC de temperatura em curto-circuito ou circuito
Verificar cablagem.

F0 Detecção de consumo de água no momento que o
interruptor principal comuta para a posição de ligado.

E1 Sobre temperatura detectada no sensor NTC de a.q.s..
Temperatura detectada> 85ºC

E0 Erro interno da placa electrónica.

A4 Sonda anti-retorno de gases (AGÜ) aberta.
Comprovar a evacuação de gases.




33 comentários:

  1. Obrigado pela explicação. Tópico extremamente útil.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/2/13 00:25

    como e que se resolve a avaria A4?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O código A4 e consequente bloqueio do esquentador deve-se a uma deficiente exaustão dos produtos da combustão. Assim deve verificar-se se há alguma obstrução ou sujidade nas condutas de exaustão ou nos componentes do esquentador directamente relacionados com a exaustão dos produtos da combustão.

      Eliminar
    2. Relativamente ao erro A4, da minha experiência, como vivo numa zona extremamente ventosa, por vezes o vento «força» os gases a retornarem pela conduta, mesmo apesar do esquentador ser ventilado (tenho o modelo Click! Ventilado) o que faz disparar o código A4. Normalmente resolve-se esperando um bocadinho até que o vento passe, desligando o esquentador da tomada e voltando a ligar. De notar que isto só acontece em dias em que o vento tem rajadas frequentes superiores a 50km/h; mesmo com uma «brisa» constante não há qualquer problema e a ventilação forçada funciona perfeitamente.

      O erro F0 ocorre quando se desligou o esquentador da corrente e voltou-se a ligar com a água a correr; o que se faz é fechar as torneiras e ligar o esquentador de novo, o erro desaparece logo.

      Eliminar
  3. Anónimo8/2/13 09:31

    Alguém conhece a avaria EC num sensorplus WTD de 11 litros? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Código de erro EC desconhecido, assim sendo parece-nos que a unidade de comando já teve melhores dias.

      Eliminar
  4. Tenho um esquentador destes que está sempre a dar erro F7.

    Alguém sabe a solução? É fácil? Ou tenho de chamar um técnico?

    Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O código de erro F7 atenta-nos para uma falsa inflamação, o que significa que muito provavelmente há uma anomalia na unidade de ignição e realmente deve ser verificada por um técnico com formação adequada.

      Eliminar
    2. Ana Rita Pires16/5/13 20:47

      Boa Noite!
      Excelente tópico!
      Quando no erro F7 se fala de falha na placa..o que é a a placa, é placa electrónica permite controlar a produção de energia eléctrica no sistema de ignição?

      Eliminar
  5. Como resolver um A7? Exelente topico, muito obrigada !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. jÁ RESOLVEU O ERRO F7, É QUE O MEU ESQUENTADOR DÁ O MESMO ERRO. AJUDE-ME POR FAVOR. MUITO OBRIGADA

      Eliminar
  6. Como resolver o erro EA?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/1/14 18:07

      o meu esquentador tambem dá esse erro. Necessito abrir a torneira e fechar mais ou menos 3 vezes para que acenda. Hoje resolvi meter mãos á obra.
      Não sou técnico especializado mas reparei que a sonda de detecção de chama fica um pouco afastada da chama piloto. Como a sonda ( um ferrinho a 90º) não dava para rodar vi que a saida de gás para a chama piloto passa por uma mola onde a faisca faz contacto. A mola estava a desviar o gá muito para cima e só a parte azul da chama piloto tocava na sonda. Dei um toque á mola para que ficasse um pouco mais apontada para baixo e já acende á primeira.
      O problema está na sonda de temperatura demorar a aquecer até que dê condições para a válvula de gás abrir.

      Eliminar
    2. A resposta está correcta, A mola está demasiado afastada.
      Em muitos casos para resolver erro EA basta remover a tampa do esquentador (retirar dois parafusos em baixo, remover os botões de chama e caudal puxando-os e levantar a tampa para desencaixar no topo).

      No centro do esquentador há uma chapa metálica presa por dois parafusos, retirando ambos libertam para além dessa chapa uma peca que é onde se encontra a tal mola e o isqueiro. Remover essa peça com cuidado para não danificar os fios e com uma chave de fendas esticar um pouco a mola.

      Eliminar
    3. Estiquei um pouco a mola. Está literalmente por cima do isqueiro. Vê-se a faísca e algumas vezes surge a chama piloto. Estava a ficar melhor mas agora, muitas vezes surge logo o erro EA e não surge qualquer tipo de chama. Será que a pressão do gás está baixa ou será um problema eletrónico?

      Eliminar
  7. o meu esquentador aparece um erro F-7, veio um tecnico da vulcano a casa e disse que deveria ser a placa ainda não mudou porque não tinha, será? custa 50€

    alguem já teve um erro destes?

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia,

    No meu esquentador aparece sempre o erro EA, depois de abrir a agua quente umas 2/3 vezes ele lá arranca. Alguêm sabe o motivo desta avaria? qual a peça que está avariada?.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!No meu esquentador aparece o codigo F0 como posso resolver a pb?

    ResponderEliminar
  10. O meu tbm esta com f0 obteve alguma resposta???

    ResponderEliminar
  11. O erro F0 significa que se ligou o esquentador à corrente quando estava a torneira de água quente aberta. Basta fechar a torneira e ligar o esquentador de novo :)

    ResponderEliminar
  12. O meu dá o erro F0 e foi sem torneiras abertas, Já liguei e desliguei da corrente com torneiras todas fechadas e continua com o mesmo erro...

    ResponderEliminar
  13. Boas tardes!!
    Eu tenho um esquentador deste modelo e está sempre a sempre a dar-me "ER" será que alguem me poderá ajudar a resolver este problema? Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. meu esquentador da o erro FF o que sera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o mesmo problema e, com a agua aberta, está sempre a ligar e desligar.

      Eliminar
  15. aparece-me o erro EA,como resolver?

    ResponderEliminar
  16. também me dá erro EA..como resolver?sp que ligo a água quente dá esse erro..só após várias tentativas liga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óla oenso que este deve estar relacionado com o retorno de gazes...pois a mim acontecia o mesmo e ligando o exaustor ele liga

      Eliminar
  17. boas no meu Click! Ventilado (WRD KME) apareceu-me as seguintes mensagens: E4 E FF alguem me sabe dizer o que se passa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso sera da placa que nao esta a dar a informaçao correcta

      Eliminar
  18. Anónimo6/2/14 23:21

    boa noite,no meu wrd11-2 kme23 aparece o erro F0. tenho as torneiras todas desligadas e já liguei e desliguei várias vezes o esquentador mas continua sempre com este erro e não desaparece. alguma sugestão? muito obrigado.

    ResponderEliminar
  19. Boas, tenho um esquentador Vulcano clik ventilado pro-plus com dois problemas. Código F0 mesmo com as torneiras fechadas. Depois de utilizar a água quente e fechar a torneira, ele continua ligado aumentando a temperatura. Preciso da vossa ajuda! Urgente. Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Tenho um esquentador destes e anda so a acender com a torneira da agua quente toda aberta antigamente bastava a meio.

    ResponderEliminar
  21. PAULO PEREIRA20/10/14 11:11

    TENHO UM ESQUENTADOR FAGOR E À RELATIVAMENTE POUCO TEMPO MUDEI DE GÁS PROPANO PARA NATURAL E AGORA POR VEZES APARECE O ERRO E9, PODERÁ A TER COM A INTERVENÇÃO DOS TECNICOS QUE MUDARAM OS BICOS PARA O GÁS NATURAL?, É QUE O ESQUENTADOR NUNCA ME TINHA DADO ERRO ALGUM. OBRIGADO

    ResponderEliminar