Com a aquisição da maioria do capital pelo Grupo Bosch, a fábrica Vulcano passa a integrar a divisão de Termotécnica da Bosch, que transfere para Portugal competências e equipamento existentes iniciando um processo de especialização dentro do Grupo.
A Vulcano torna-se líder incontestada de mercado, reconhecida como a marca tecnologicamente mais evoluída, sendo este o fruto de uma bem sucedida estratégia de investimento em Investigação & Desenvolvimento.
Este lançamento é acompanhado com outros desenvolvimentos, desde o novo automático de água em poliamida até ao posterior e bem conhecido esquentador CLICK.
1995 Beneficiando de sinergias no desenvolvimento de aparelhos de queima a gás (esquentadores), a Vulcano Termodomésticos SA iniciou, em 1995 a produção de um novo modelo de caldeiras murais a gás, constituindo hoje parte importante do negócio.
1999 A Vulcano produz mais de 1 milhão de esquentadores.
Ainda em 2003, a Vulcano obteve a Certificação de Qualidade actualizada para ISO 9001-2001 e a Certificação Ambiental de acordo com a norma ISO 14001. Estas certificações são o reconhecimento da utilização dos mais elevados padrões de qualidade, da integração harmoniosa e participativa no meio em que a Vulcano se insere, e o total respeito pelas normas ambientais.
Também aliado às preocupações ambientais, a marca Vulcano lança a nova gama de caldeiras murais a gás: a Greenstar. Esta caldeira utiliza a tecnologia de condensação, que permite a eficiência e simultaneamente reduzir as emissões de CO2 e NOx para o meio ambiente.
Foi obtido neste ano o Registo no EMAS, sendo este o Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria instituído pelo Regulamento (CE) nº 761/2001 de 19 de Março e tem por objectivo a avaliação e melhoria do desempenho ambiental das organizações. A Vulcano mostra que é uma empresa que se posiciona entre as melhores nesta matéria.
São investidos 3,6 milhões de Euros em Investigação e Desenvolvimento, cerca de 2,5% do volume de negócios da Vulcano e quatro vezes mais que a média nacional.
A Vulcano reforça a sua aposta na área de solar lançando uma nova gama de soluções solares. Foram também introduzidos no mercado novos produtos como os termoacumuladores eléctricos - gamas PrimeAqua e EasyAqua - e os emissores térrmicos - gamas domótica, digital e electrónica.
2008 A designação social da BBT Termotecnologia Portugal S.A. foi alterada para Bosch Termotecnologia S.A. a 1 de Janeiro de 2008, estabelecendo uma identificação clara como parte do Grupo.
A Vulcano renovou a sua identidade com o objectivo de reforçar dos seus valores e posicionamento no mercado. Pioneirismo, vanguarda, confiança e nacionalidade são os pilares da nova estratégia de marketing e comunicação da empresa.
Em 2009, a Vulcano lançou ainda no mercado português a nova caldeira mural de condensação Aquastar Green da Vulcano. A tecnologia de condensação permite garantir mais eficiência e simultaneidade e reduzir a emissão de CO2 e NOx para o ambiente.
No âmbito das energias renováveis, o Ministério da Economia e da Inovação, lançou o Programa de Incentivos à utilização de Energias Renováveis. A Vulcano foi a primeira marca a entrar neste programa o qual visa a criação de condições que permitirão aos particulares beneficiar da aquisição, instalação, manutenção e garantia de equipamentos de energia solar térmico em edifícios habitacionais, através de várias instituições bancárias com condições preferenciais.
Mantendo-se fiel à política de investimento em Investigação & Desenvolvimento, a Vulcano lança no mercado a segunda geração de esquentadores ventilados, agora em formato compacto: Click! Ventilado Compacto.
Ainda em 2006 é introduzida no mercado a caldeira mural a gás, a Lifestar, que vem proporcionar ao utilizador mais conforto com versões até 28-30kW nas águas quentes sanitárias e no controlo da caldeira através do seu display digital LCD.
Estas inovações estão inseridas em 2 vectores: conforto (mais potência, facilidade de manuseamento e controlo) e segurança (versões ventiladas, display com modo de diagnóstico, códigos de anomalia, entre outros).
São estas e outras inovações que ao longo dos anos têm garantido à Vulcano a liderança no mercado de água quente.
A Vulcano passa a ser certificada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, em conformidade com o sistema de gestão da qualidade com a norma internacional ISO 9001:2000.
A nível da Assistência Técnica, foram definidos critérios rigorosos de nível de serviço de qualidade, criando e implementando o conceito de Assistência Certificada.