Assistencia Técnica: Esquentadores, Caldeiras e Aquecimento Central

ASSISTÊNCIA TÉCNICA: ESQUENTADORES - CALDEIRAS E AQUECIMENTO CENTRAL .

26/09/11

VILA NOVA DE GAIA - O NOSSO "CONSELHO"

xx
Brasão
xx
Bandeira
Vila Nova de Gaia é uma cidade Portuguesa e sede de um município  no Distrito do Porto inserida na  Grande Área Metropolitana do Porto.
Formada originalmente a partir de duas povoações distintas, Gaia e Vila Nova, foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984.
Desde sempre que a ligação à vizinha cidade do Porto é particularmente forte, além  do Vinho do Porto podemos destacar outros interesses comuns: no passado as famílias burguesas e nobres do Porto tinham em Vila Nova de Gaia quintas e casas de férias. Devido ao forte crescimento económico e melhoria das comunicações com a margem norte nas últimas décadas, Vila Nova de Gaia progressivamente acolheu população que trabalha diariamente no Porto. Existe uma corrente de opinião que aponta no  sentido de fundir estes concelhos.

História

Origens

Vila Nova de Gaia tem a sua origem, muitoprovavelmente, num castro celta. Quando integrada no Império Romano, tomou o nome Cale (ou Gale, uma vez que no Latim Clássico não há uma distinção clara entre as letras e o som "g" e "c"). Este nome é, com grande probabilidade de origem Céltica, um desenvolvimento de "Gall-", com a qual os Celtas se referiam a eles próprios (outros exemplos podem ser encontrados em "Galicia", "Gaul", "Galway"). O próprio rio Douro (Durus em latim), é igualmente celta, construído a partir do Celta "dwr", que significa água. No período dos  romanos, a grande maioria da população vivia na margem sul do Douro, situando-se a norte uma pequena comunidade em torno do porto de águas fundas, no local onde se situa agora a zona ribeirinha do Porto. O nome da cidade do Porto, posteriormente, "Portus Cale", significaria o Porto ("portus" em latim) da cidade de Gaia. Com o desenvolvimento como centro de trocas comerciais, a margem norte acabou por também crescer em importância, tendo-se aí estabelecido o clero e burgueses.
Com as invasões mouras do século VII D.C., a fronteira "de facto" entre o estado árabe e cristão foi por um longo período de tempo o rio Douro, por volta do ano 1000. Com os constantes ataques e contra-ataques, a cidade de Cale, ou Gaia, perdeu a sua população, que se refugiou na margem norte do Rio Douro. Uma das lendas mais associadas a Gaia refere-se ao confronto entre o rei cristão D. Ramiro, e o rei mouro Albazoer, motivado por pretensões amorosas. Após a conquista e pacificação dos territórios a sul do Douro, por volta de 1035, com o êxodo dos muçulmanos, os colonos estabeleceram-se novamente em Gaia, em troca por melhores contratos feudais, com os novos senhores das terras conquistadas. Esta nova população refundou a antiga cidade de Cale com o nome de Gaia em torno do castelo e ruínas da velha "Gaia".
Porto e Gaia eram frequentemente referidas em documentos contemporâneos como "villa de Portucale", e o condado do Reino de Leão em torno da cidade denominado Portucalense. Este condado esteve na origem do posterior reino de Portugal.

Da fundação de Portugal às Guerras Liberais

Após a criação do reino de Portugal, as duas povoações de Gaia e de Vila Nova mantiveram-se separadas. Gaia recebeu carta de foral em 1255 passada pelo rei D. Afonso III ,  Vila Nova em 1288 dada  por D. Dinis.
Em 1383, no entanto, ambas foram integradas no julgado do Porto, perdendo a sua autonomia.
Gaia teve, desde sempre, um papel fundamental no desenvolvimento comercial do Vinho do Porto, aqui se fixou, século XVIII, a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, e os armazéns das diversas companhias exportadoras.
No século XIX, a cidade teve o seu papel tanto na Guerra Peninsular como na Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), quando, uma vez mais, o Douro marcou a fronteira entre os beligerantes. Data deste segundo conflito o desenvolvimento e reputação de uma das imagens de marca da cidade, a fortificação da serra do Pilar, durante o cerco do Porto.

Da junção de Gaia e Vila Nova ao presente

ponte pênsil
Ponte pênsil
No final das guerras liberais, Gaia e Vila Nova foram finalmente presenteadas com autonomia política, e ao fundirem-se nasceu o actual concelho de Vila Nova de Gaia, em 20 de Junho de 1834.
A partir deste momento a história da cidade está intimamente relacionada com a história das suas pontes. A Ponte Pênsil, concluída em 1843 foi a primeira ligação permanente. Em 1877 inaugurou-se a primeira travessia ferroviária para a margem norte com a Ponte D. Maria Pia. Seguiu-se a construção da Ponte D. Luís, terminada em 1886. Passaram 77 anos conturbados até que em 1963 a emblemática Ponte da Arrábida foi colocada em funcionamento, projecto do engenheiro Edgar Cardoso, que seria responsável igualmente pelo projecto de substituição da travessia ferroviária com a construção da Ponte de S. João em 1991. Mais uma vez, o forte crescimento populacional forçou o aumento das ligações entre as duas margens. A Ponte do Freixo concluída em 1995 e a Ponte do Infante, em 2003 são as mais recentes travessias a servirem o concelho.
O crescimento populacional e económico da cidade teve o seu grande impulso com a construção das pontes. Com inúmeras indústrias a fixarem-se na vila nos finais do século XIX, e o grande aumento populacional na segunda metade do século XX, foi finalmente elevada a cidade em 1984.

Economia

O concelho mantém uma forte diversidade em todos os sectores de actividade, com preponderância para o comércio a retalho. A Associação Comercial e Industrial de Gaia mantêm uma caracterização permanente das actividades económicas.

Indústria

Apesar de grande percentagem da população residente trabalhar na Cidade vizinha do Porto, Gaia tem uma grande tradição industrial. Existem empresas de dimensões variáveis em áreas distintas como cerâmica, têxtil, ferragens, construção civil, sejam fornecedoras ou transformadoras finais.

Comércio e serviços

Na década de 1990 a cidade recebeu duas grandes superfícies comerciais, que foram marcos importantes no desenvolvimento do conceito: Gaia Shopping e Arrábida Shopping. Recentemente, também a cadeia El Corte Inglés se fixou na freguesia de Mafamude, escolhendo o concelho para a sua segunda implementação em Portugal. Todos os bancos portugueses tem varias representações no concelho, incluindo algumas agências especializadas em Private Banking. A Avenida da República concentra uma parte significativa da actividade financeira. Na área de saúde, a cidade é servida pelo Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia - Espinho, bem como por varias clínicas e laboratórios de análise. A cidade dispõe ainda do Hospital da Arrábida, um dos primeiros hospitais privados no país.

Agricultura e pesca

Sendo um concelho com uma área significativa, com frentes de mar e rio, e um interior de ruralidade significativa, encontramos vários exemplos no concelho de diversificação da actividade económica. S. Pedro da Afurada e Aguda são exemplos de comunidades muito activas no sector piscatório, possibilitando a compra directa de peixe fresco. De igual modo, embora o desenvolvimento urbano tenha reduzido o espaço disponível para terrenos agrícolas, mantém-se a capacidade de produção, nomeadamente em nichos de mercado como a agricultura biológica. Disto são exemplos o Projecto Raízes e o Cantinho das Aromáticas. Lojas de ferramentas e fornecedores de equipamento agrícola podem ser encontrados um pouco por todo o concelho.

Turismo

  • Cais de Gaia
  • Caves do Vinho do Porto
  • Corpo de Santa Maria Adelaide em Arcozelo
  • Centro Histórico de Gaia

Praias

xx
Praia das pedras amarelas- Lavadores
Vila Nova de
Gaia tem uma enorme  faixa costeira, com cerca de 17 km de areal. Em anos recentes, tem sido o concelho do país com mais praias ostentando o prémio Bandeira Azul. No total, em 2008, 17 praias receberam o galardão. Recentemente a requalificação de toda esta área contemplou a construção de um passadiço em madeira que permite percorrer a frente de mar, livre de trânsito, e ligando a praia de Lavadores a Espinho. Entre outras encontramos as praias da Madalena, Valadares, Miramar, Aguda e Granja.

Ao longo da costa, existem muitos locais de interesse para além da actividade balnear, podem-se destacar a Capela do Senhor da Pedra na Praia de Miramar, a vila piscatória da Aguda e finalmente, o lugar da Granja, uma das mais famosas e antigas estâncias balneares portuguesas. A Granja é ainda conhecida por ter sido o local onde Sophia de Mello Breyner Andresen passou grande parte da sua infância e juventude e fonte de inspiração para os elementos marítimos das suas obras.

Ambiente e natureza

A Criação em 1983 do Parque Biológico de Gaia, posteriormente estendido e ampliado em 1998 tornou o concelho um ponto de referência em termos de instalações dotadas para a prática da educação e turismo ambiental. Também em 1997 o Parque de Dunas da Aguda foi inaugurado, possibilitando a conservação de uma flora e fauna raras.
O Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia desenvolve igualmente programas ligados ao ambiente, estando localizado junto à Praia de Miramar. Este centro é ainda responsável pelo desenvolvimento de percursos ao longo das ribeiras de Gaia, recuperando e revitalizando as zonas mais afastadas da orla marítima. Outras oportunidades de turismo ligado à Natureza são oferecidas pela Estação Litoral da Aguda, que para além de desenvolver actividades ligadas à investigação do meio aquático, disponibiliza nas suas instalações Aquário e Museu das Pescas. O Zoo Quinta de Santo Inácio, localizado em Avintes é outra possibilidade dedicada à vertente fauna. Inúmeras espécies podem aqui ser conhecidas em programas de visita vocacionados essencialmente para crianças.

Cultura

  • Auditório municipal
  • Biblioteca municipal
  • Casa-Museu Teixeira Lopes
  • Cine-Teatro Eduardo Brazão
  • Cinema Sandim

Património edificado

  • Capela do Senhor da Pedra
  • Casa Barbot (Casa da cultura)
  • Igreja do Mosteiro da Serra do Pilar (Património Mundial)
  • Mosteiro de Grijó
  • Mosteiro de Pedroso
  • Solar dos Condes de Resende (Canelas)

Outros locais de interesse

  • Panorama de Vila Nova de Gaia
  • Alto da Bandeira
  • Arcozelo (Santa Maria Adelaide)
  • Arnelas
  • Campus Escolar Serra do Pilar
  • Cais de Gaia
  • Candal
  • Casa-Museu Teixeira Lopes
  • Casa-Museu Van-Zeller
  • Cine-teatro Eduardo Brazão
  • Coimbrões
  • Convento de Corpus Christi
  • Francelos
  • Monte da Virgem
  • Pedra da Audiência - Avintes
  • Parque Biológico de Gaia - Avintes
  • Parque Municipal da Lavandeira
  • Ponte Luís I (Património Mundial)
  • Ponte de D. Maria Pia
  • Ponte de São João
  • Ponte da Arrábida
  • Ponte do Infante
  • Praia da Aguda - Estação Litoral da Aguda, um parque zoológico/aquário.
  • Praia da Granja
  • Praia de Miramar
  • Santo Ovídio
  • Serra de Canelas
  • Serra do Pilar
  • Solar dos Condes de Resende
  • Zoo Quinta de Santo Inácio (Avintes)

Freguesias

freguesias